Abastecimento de Água e Controlo de Perdas

À APAL-SIM no que ao Sistema de Abastecimento de Água e controlo de Perdas diz respeito, compete a operação e manutenção das redes, captações, ETA’s, reservatórios, estações elevatórias e a execução de ramais domiciliários;

O Município de Celorico da Beira tem uma população residente de 6.583 habitantes (Censos 2021).

O Sistema de Abastecimento de Água deste município integra 21 subsistemas, incluindo captações próprias. A adução do Sistema é realizada maioritariamente pelas Águas do Vale do Tejo, através dos sistemas de abastecimento de água do Caldeirão, Salgueirais / St.º António, Sr.ª do Desterro e ainda por 15 sistemas autónomos. A rede de distribuição tem uma extensão total de 119,6 Km, abastecendo 5.350 ramais, é composta por 5 estações elevatórias e 25 reservatórias que asseguram uma capacidade total de reserva na adução e na distribuição de 1.065 m3, tendo ainda 13 Estações de Tratamento de Água.

O Município da Guarda tem uma população residente de 40.117 habitantes (Censos 2021).  

O Sistema de Abastecimento de Água deste município integra 35 subsistemas, incluindo captações próprias. A adução do Sistema é realizada maioritariamente pelas Águas do Vale do Tejo, através dos dois subsistemas de abastecimento de água do caldeirão e Sabugal e por 33 sistemas autónomos. A rede de distribuição tem uma extensão total de 421,4 Km, abastecendo 20.638 ramais. As estações elevatórias correspondem a 5 hidropressores e 29 reservatórias que asseguram uma capacidade total de reserva na adução e na distribuição de 1.511 m3, tendo ainda 7 Estações de Tratamento de Água.

O Município de Manteigas tem uma população residente de 2.909 habitantes (Censos 2021).

O Sistema de Abastecimento de Água deste município integra 8 subsistemas incluindo captações próprias. A adução é realizada maioritariamente pelas Águas de Vale do Tejo e por 1 captação própria. A rede de distribuição tem uma extensão total de aproximadamente 60,5 Km, abastecendo 2.837 ramais, e um reservatório que assegura uma capacidade de reserva de água na adução e na distribuição de 30 m3 com tratamento.

O Município do Sabugal tem uma população residente de 11.280 habitantes (Censos 2021). 

O Sistema de Abastecimento de Água deste município integra 55 subsistemas, incluindo captações próprias. A adução do Sistema é realizada maioritariamente pelas Águas do Vale do Tejo, através do sistema de abastecimento de água do Sabugal e por 9 sistemas autónomos. A rede de distribuição tem uma extensão total de 397,5 Km, abastecendo 16.522 ramais, é composta por 10 estações elevatórias e 19 reservatórios que asseguram uma capacidade total de reserva na adução e na distribuição de 1.915 m3, tendo ainda 7 Estações de Tratamento de Água.

Saneamento de Águas Residuais, Águas Pluviais e Afluências Indevidas

O Sistema de Águas Residuais (SAR) no Município de Celorico da Beira é composto por 41 subsistemas, que inclui 4 estações de tratamento de Águas Residuais, 31 fossas sépticas e 6 ETARs compactas. 

A rede de drenagem tem uma extensão de 102,8 Km e é composta por 5.103 ramais. O Sistema de AR apresenta 4 estações elevatórias que registaram um consumo médio anual de energia para o bombeamento de aproximadamente 25.440 kWh. No que diz respeito ao tratamento de águas residuais é composto por 31 Fossas Sépticas e 6 ETARs compactas.

O Sistema de Águas Residuais (SAR) no Município da Guarda é composto por 43 subsistemas de tratamento. O tratamento dos efluentes recolhidos pelo Sistema de AR é realizado, praticamente na sua totalidade, com recursos aos sistemas de tratamento sob gestão das Águas do Vale do Tejo. 

A rede de drenagem tem uma extensão de 281 Km e é composta por 17.923 ramais. O Sistema de AR gerido pelo Município da Guarda é composto por 15 estações elevatórias que registaram um consumo médio anual de energia para o bombeamento de aproximadamente 1820 kWh. No que diz respeito ao tratamento de águas residuais é composto por 3 ETARs e 13 Fossas Sépticas.

O Sistema de Águas Residuais (SAR) do Município de Manteigas é composto por uma ETAR que é gerida exclusivamente pelas Águas do Vale do Tejo. A rede de drenagem tem uma extensão de 41,8 Km e composto por 2.353 ramais.

O Sistema de Águas Residuais (SAR) no Município do Sabugal é composto por 38 subsistemas de tratamento. O tratamento dos efluentes recolhidos pelo Sistema de AR é realizado, praticamente na sua totalidade, com recursos às estações de tratamento sob gestão das Águas do Vale do Tejo. 

A rede de drenagem tem uma extensão de 314 Km e é composta por 11.899 ramais. O Sistema de AR gerido pelo Município do Sabugal é composto por 7 estações elevatórias que registaram um consumo médio anual de energia para o bombeamento de aproximadamente 37.683 kWh. No que diz respeito ao tratamento de águas residuais é composto por 6 ETARs e 4 Fossas Sépticas.

Gestão de Ativos e Projetos

À APAL-SIM o âmbito da Gestão de Activos compete identificação, caracterização e avaliação das infraestruturas existentes

À APAL-SIM no âmbito dos projetos compete assegurar o planeamento e elaboração de estudos, controlo de empreitadas e das obras por administração direta e o licenciamento de projetos relacionados com os serviços de Abastecimento de Água e do Saneamento de Águas Residuais e de Águas Pluviais.