Boas práticas na gestão da água com especial atenção em época de incêndios
Os APAL-SIM alertam para a necessidade de uma utilização responsável da água durante este período crítico de incêndios que estão a assolar o nosso território.
Em situações de maior pressão sobre os recursos hídricos, é fundamental todos adotarem comportamentos que ajudem a garantir o abastecimento de águas a todas as pessoas e a disponibilidade para o combate aos fogos.
Recomendações de boas práticas:
Priorizar o consumo essencial
Utilize a água apenas para necessidades domésticas, higiénicas e alimentares; Evite usos supérfluos, como lavagem de carros ou enchimento de piscinas;
Proteção das habitações em zonas de risco
Garanta a limpeza de terrenos e a manutenção das faixas de proteção em redor das casas; Tenha mangueiras e reservatórios de água disponíveis, mas utilize-os apenas em caso de necessidade real.
Apoio às autoridades e bombeiros
Não obstrua pontos de água; estes devem estar sempre acessíveis às equipas de combate; Informe de imediato as autoridades, se detetar fuga, desperdício significativo de água ou anomalias na rede.
Consumo consciente e solidário
Reduza regas às estritamente indispensáveis, privilegiando horários de menor evaporação (manhã cedo ou fim do dia); Participe ativamente na sensibilização da comunidade para a poupança da água.
A água é um bem essencial.
A gestão responsável deste recurso protege e fortalece a nossa capacidade de resposta em emergências.
Comunique qualquer ocorrência através do nosso número 271 232 740 ou dos números dos nossos piquetes:
Celorico: 925 746 407
Manteigas: 925 746 678
Sabugal. 925 746 653
